CRO-SE fiscaliza unidades odontológicas de São Cristóvão e Itaporanga

07/12/2015

O Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) realizou novas diligências nos municípios de São Cristóvão e Itaporanga, para averiguar o cumprimento de prazos para a realização de adequações sugeridas após fiscalizações anteriores. Também foi vistoriado o CEO Aracaju, que se encontra em etapa avançada de reforma, aguardando apenas a chegada dos equipamentos solicitados. Em São Cristóvão, o Conselho chegou a realizar interdição ética na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Alice Freire, no Povoado Pedreiras.

De acordo com a presidente da Comissão de Fiscalização, Carla Barros, outras três unidades sofreram indicativos de interdição no município: as UBS Manoel Juvino dos Santos, no Povoado Cardoso; Maria de Lourdes Cruz, no Povoado Rita Cassete; e José Raimundo Aragão, no Alto da Divinéia. Nas três unidades, além de problemas estruturais, observou-se ausência de climatização e esterilização irregular.

“Concedemos o prazo de 30 dias para que o município instale uma Central de Material Esterilizado (CME) e climatize as unidades, já que o uso de ventiladores em consultórios odontológicos é proibido pela Anvisa. A unidade interditada deverá passar por uma reforma completa para que volte a funcionar, devido, entre outras coisas, a rachaduras que comprometem sua estrutura”, detalha a conselheira

Já em Itaporanga, a fiscalização foi realizada em conjunto com o Ministério Público Estadual, na ocasião, representado pelo Promotor de Justiça Peterson Almeida. Do CRO-SE, além da presidente da Comissão, Carla Barros, participou o presidente Anderson Lessa Siqueira. A equipe foi recebida pela secretária municipal de Saúde de Itaporanga, Elisônia Lisboa; pelo coordenador de Saúde Bucal, Paulo Gomes; e pelo responsável técnico do município junto ao CRO-SE, Fábio Freitas.

Foram vistoriadas pela equipe, a van odontológica do município e as UBS Ademar Reis da Silva, no Povoado Sapé; José Antero, no Povoado Gravatá; e o Posto de Saúde do Povoado Tapera, desinterditado na ocasião, devido à realização de todas as adequações solicitadas anteriormente.

“O município atendeu a todas as nossas solicitações: reformou e climatizou as unidades e instalou a central de esterilização. Recomendamos agora a instalação de mais três CMEs para atender a todas unidades, mas o resultado foi extremamente positivo. Que Itaporanga sirva de exemplo para todos os municípios. O CRO só quer garantir um atendimento odontológico seguro e de qualidade para a população e, com a colaboração dos gestores, tudo corre bem”, conclui Carla Barros.