COMPARTILHE A VERDADE | CRO-SE emite nota de repúdio e esclarecimento

16/10/2018

Tem circulado pelas redes sociais o uso indiscriminado de mentiras com a tentativa de macular a imagem da atual direção do CRO-SE. Diante disso, cumpre reafirmar o afinco da atual diretoria em gerir a instituição com austeridade e responsabilidade, sobretudo no que diz respeito aos recursos arrecadados, devidamente empregados com toda cautela e esmero que deve acompanhar a administração pública. Recebemos da gestão anterior um CRO saudável financeiramente e seguimos com a mesma postura. A instituição não possui débitos externos e honra com todos os seus compromissos pontualmente.

Vale destacar, ainda, que foi a boa gestão financeira que possibilitou a realização de ações importantes para o Conselho e todos os profissionais que representa, como a reforma de sede com recursos próprios e a realização de concurso público para a contratação de pessoal. Ademais, foram implementadas eleição online; sucessivas campanhas de conscientização e valorização da profissão; e uma transparência elogiada pelo TCU, cujo acesso é aberto a todos através do site ou de solicitações diretas à diretoria do CRO-SE. Também foram feitos intercâmbios diversos com outros órgãos para ações fiscalizatórias, bem como com outros regionais para implementação de boas ideias no nosso Estado.

É preciso ressaltar que agimos dentro da legalidade, conforme os preceitos que constituem o Código de Ética  Odontológica e a lei nº 5.081. Ainda que muitos os considerem os dispositivos legais defasados, até que haja uma mudança, ainda é a legislação que normatiza a Odontologia, cabendo ao Conselho, portanto, garantir o seu efetivo cumprimento. Ou devemos nos tornar uma atividade profissional sem lei capaz de estabelecer diferença entre o bom e o mau profissional? Será que é salutar um profissional descumprir os regulamentos da profissão para atrair clientela? Temos mais de 2 mil profissionais atuando, cuja esmagadora maioria age com ética. O que dizer a estes, que pautam sua atuação no efetivo respeito ao Código?

Temos plena consciência de que, num processo democrático, é saudável o surgimento de alternativas de propostas, desde que não se utilize de métodos escusos, buscando denegrir a imagem de pessoas probas através de inverdades, com o único intuito de ludibriar colegas para conquistar espaço frente à entidade. Primeiramente, cabe o respeito aos colegas que hoje dirigem o Conselho de maneira honrada e honesta. É preciso desconfiar de quem apresenta uma proposta de alternativa de gestão espalhando mentiras e discursos de ódio.

A Diretoria | CRO-SE