Presidente do Conselho Regional de Odontologia recebe título de Cidadão Aracajuano

13/03/2019

Nesta terça-feira, 12 de março, o presidente do CRO-SE, Anderson Lessa Siqueira recebeu o título de Cidadão Aracajuano, na Câmara Municipal de Aracaju. Propositura de autoria do vereador Dr. Gonzaga, a comenda foi aprovada pelos demais parlamentares da casa legislativa do município, e a entrega contou com a presença de familiares, amigos, representantes de instituições de ensino e de entidades de classe.

Nascido em 22 de setembro de 1975 no Rio de Janeiro, Anderson Lessa veio a residir em Aracaju em 1982, após transferência do seu pai - então militar da Marinha do Brasil. Estudando no grêmio escolar Graccho Cardoso até 1991, Anderson foi aprovado no vestibular de Odontologia da UFS com apenas 16 anos. Aos 21 concluiu a graduação, partindo para especialização em Endodontia na USP Bauru e mestrado em Saúde e Ambiente pela Unit. Passou a exercer funções de cirurgião-dentista em consultório, na saúde bucal do município de Boquim e no CEO de Aracaju, para além da atuação como professor na Universidade Tiradentes. Foi eleito presidente do CRO-SE pela primeira vez em 2012 para o biênio 2013/2015, e reeleito no último pleito para o 4° mandato consecutivo à frente da autarquia federal, para o biênio 2019/2021.

De acordo com o vereador Dr. Gonzaga, Anderson Lessa Siqueira foi escolhido para receber a mais alta comenda do legislativo aracajuano devido aos serviços por ele prestados à população. "Saúdo o mais novo filho de Aracaju. Um cidadão pleno e atuante, com ampla relação com a sociedade aracajuana, com a qual sempre contribuiu com serviços relevantes, seja na área da Educação, atuando como professor; seja na Saúde Bucal, em ações preventivas ou na articulação de parcerias com diversos órgãos da saúde através do Conselho, pela melhoria da Saúde Bucal no nosso Estado", disse. Gonzaga ainda relembrou a parceria estabelecida entre o CRO-SE e a secretaria municipal de Saúde para apoiar a realização anual da Semana Municipal do Câncer de Boca, lei de sua minha autoria. "Sinto-me honrado, portanto, em ter sido o autor da proposta de outorga do título a esse cidadão honrado, que engrandece a nossa cidade", concluiu parlamentar, durante a sessão solene realizada no plenário da Câmara nesta tarde.

Em seu discurso, Anderson falou de Aracaju como a cidade que possibilitou o seu crescimento pessoal e profissional. "Estou extremamente grato e feliz por receber a maior honraria dessa casa legislativa, que representa o povo de Aracaju. Não sou aracajuano de nascença mas sou aracajuano e sergipano com muito orgulho de coração. Não só porque tenho pais aracajuanos, mas porque tive o início da minha formação profissional em Aracaju, uma cidade extremamente agradável, calorosa e com um povo acolhedor. Apesar dos problemas de segurança pública que temos, Aracaju ainda é considerada uma cidade tranquila para se viver e criar os filhos. Aqui constituí família, e é onde desempenho minhas funções profissionais há 22 anos, buscando oferecer o melhor para a sua população", afirmou o presidente do CRO-SE.

Sobre sua atuação à frente do Conselho, Anderson ressaltou as contribuições dos colegas que a ele se somaram nestes quase seis anos de gestão. "Encerramos o nosso terceiro mandato nesta sexta-feira, 15, para iniciar o quarto, e agradeço imensamente a todos os conselheiros atuais e que passaram dando importantes contribuições, bem como aos ex-presidentes do CRO, que deram o seu melhor pela Odontologia sergipana. O que a gente busca, junto ao poder público e entidades diversas, é harmonia para a classe, mostrar para a população aracajuana que a Odontologia tem grande valor e que precisa ser valorizada, porque a saúde começa pela boca. Para a valorização da classe através de melhorias das condições de trabalho e salariais, damos as mãos principalmente ao Sinodonto, cujo presidente Marcos Santana hoje nos alegra com a sua presença", disse Anderson após receber o título.