Acessibilidade
Acessibilidade
A+
A-
Comissão de Educação do CFO propõe argumentação técnica para fortalecer luta contra EaD na Odontologia

Comissão de Educação do CFO propõe argumentação técnica para fortalecer luta contra EaD na Odontologia

07/05/2019

A Comissão de Educação do Conselho Federal de Odontologia (CFO) propôs em reunião realizada na última quinta-feira, 02 de maio, em Brasília/DF, argumentação técnica para embasar a Diretoria Executiva da Autarquia na luta contra os cursos de graduação em Odontologia 100% ministrados na modalidade de Ensino à Distância (EaD). O objetivo é preservar a qualidade e a segurança da assistência à população, por meio da exposição de riscos e prejuízos que podem ser irreversíveis à saúde da população, no caso da formação em Odontologia que não esteja adequada.

Segundo a Coordenadora da Comissão de Educação, Maria Helena Monteiro Barros Miotto, a fundamentação técnica reforça a necessidade da aptidão do egresso na graduação em Odontologia para atuar em equipe de forma interprofissional, interdisciplinar, transdisciplinar, proativa e resolutiva. “Essa capacitação somente é viável por meio do curso presencial, o que inclui, ainda, a aplicação dos princípios de biossegurança na prática e execução dos procedimentos odontológicos para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, bem como para reabilitação e manutenção da saúde bucal, compreendendo as condições sistêmicas e a integralidade do indivíduo”, explicou.

A argumentação técnica será aprovada pela Diretoria Executiva do CFO e, posteriormente, apresentada à Comissão de Educação do Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde (FCFAS), para construção de documento coletivo. A proposta é compilar os argumentos elaborados pelos Conselhos que integram o Fórum, a fim de alertar a sociedade acerca dos riscos que podem ser provocados pela má qualidade na formação desses profissionais. Esse compilado será abordado, também, no Seminário Nacional sobre Ensino a Distância na Área da Saúde, previsto para acontecer nos dias 17 e 18 de setembro, em Brasília/DF.

A Comissão também propôs linhas de atuação para aproximar o CFO de instituições de ensino que ofertam graduação em Odontologia, a fim de reforçar os princípios éticos do exercício profissional, ainda no ambiente acadêmico. Por se tratar de uma pauta ampla, nesse momento, o foco é organizar com objetividade esses meios de comunicação para divulgação efetiva do papel, escopo, atribuições e ações do Sistema Conselhos em âmbito nacional.

Além da coordenadora da Comissão, a reunião também contou com a presença dos membros André Destefani Monteiro e Tereza Maria Alcântara Neves. O trabalho foi acompanhado, inclusive, pela subcoordenadora das Comissões/CFO, Tessa de Lucena Botelho.


|Fonte: CFO / Por Michelle Calazans, Ascom.