CRO-SE apoia luta contra a graduação em Odontologia na modalidade de Ensino à Distância

03/02/2020

O CFO segue lutando para preservar a qualidade da formação profissional de Cirurgiões-Dentistas, e da assistência odontológica prestada à população. No último mês de janeiro, o Conselho Federal de Odontologia esteve reunido com o Ministério da Educação para buscar meios que inviabilizem a abertura de cursos de graduação em Odontologia na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

Na ocasião, solicitou a retomada do convênio com o Ministério, para contribuir no fluxo regulatório dos cursos de graduação em Odontologia; e homologação imediata (após a aprovação em dezembro) pelo ministro da proposta de novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de Odontologia, que definem princípios fundamentais, condições e procedimentos para a graduação de Cirurgiões-Dentistas.

O CFO se coloca contra a Portaria MEC 2.117/2019, que autoriza até 40% da matriz curricular dos cursos de graduação na modalidade EAD, incluindo a Odontologia, na tentativa de impedir que a formação do conhecimento teórico-prático-clínico Odontológico seja prejudicada.

Da mesma forma, o Conselho Nacional de Saúde, aprovou, em 23 e 24 de janeiro, em Porto Alegre/RS, parecer insatisfatório às Instituições de Ensino Superior que apresentaram em seu Plano de Desenvolvimento Institucional cursos da área de saúde ministrados em EaD. O parecer foi elaborado pela Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT/CNS), da qual o CFO faz parte.

O Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO/SE) reforça o seu apoio a este combate, diante da convicção de que o ensino para o cuidado com a saúde real demanda aprendizado com vivência e prática presencial.

|Com informações de: CFO