CRO-SE divulga balanço das atividades da Comissão de Fiscalização em 2020

29/12/2020

A Comissão de Fiscalização do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) divulga o balanço de 2020. O ano foi atípico, mas a atividade fiscalizatória seguiu seu curso, totalizando 466 estabelecimentos fiscalizados, sendo 295 públicos e 171 privados, em 63 municípios. Ao longo do ano, também foram realizadas 15 Interdições Éticas e o 06 Desinterdições.

Em razão da pandemia de Covid-19, a Comissão de Fiscalização trabalhou mais intensamente junto às unidades públicas de atendimento, para verificar a disponibilidade de Equipamentos de Proteção Individual - EPIs para os profissionais da Odontologia, e devido à concentração das atividades, inicialmente, nos atendimentos de Urgência e Emergência. Outra preocupação da Comissão foi o cumprimento dos novos protocolos de segurança, estabelecidos para reforçar as medidas preventivas à contaminação pelo novo coronavírus nos consultórios odontológicos.

De acordo com o presidente do CRO-SE, Anderson Lessa Siqueira, o papel fiscalizatório é uma das principais atribuições dos Conselhos Regionais, visando à prestação de serviços odontológicos de qualidade para a população e o correto exercício profissional da Odontologia, coibindo a concorrência desleal e o aviltamento da profissão.

"Os setores público e privado devem manter suas estruturas de atendimento dentro das normas preconizadas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cumprindo ao CRO-SE o papel de orientar a realização de adequações em estabelecimentos ou interditá-los, quando não cumpridas dentro dos prazos determinados", explica.

O Conselho Regional de Odontologia continua alertando para a importância da Denúncia, através do site www.crose.orgbr/denuncia e do whatsapp da Comissão de Fiscalização, que pode ser acessado através do número (79) 98122-9988.