Prorrogadas até 31 de julho as inscrições do Prêmio Brasil Sorridente

10/12/2015

Foram prorrogadas até o dia 31 de julho de 2015, as inscrições para a décima edição do Prêmio Brasil Sorridente / Conselhos de Odontologia. Como primeira iniciativa nacional com essas características, o prêmio é concedido pelo CFO, anualmente, a municípios brasileiros que se destacam na implantação e efetivação das políticas públicas locais de saúde bucal. Ao concorrer, o município vai ganhar, além de prêmios, ações efetivas para a melhoria da saúde bucal de seus cidadãos. É do interesse da população a participação dos municípios por meio das prefeituras.

“Já recebemos muitas inscrições de várias regiões do país, o que comprova a  ampliação das políticas de saúde bucal em todas as partes do Brasil. Ampliamos o prazo das inscrições para que os municípios tenham mais tempo para complementar suas informações e não deixem de participar, pois nosso objetivo é que possamos obter o maior número de cidades com ações efetivas na saúde bucal”, diz o presidente da Comissão de Políticas Públicas de Saúde/Prêmio Brasil Sorridente, Marco Antônio Manfredini.

A seleção é realizada, primeiramente, nos estados que indicam os participantes de cada cidade para concorrer à seleção nacional. Entre os critérios avaliados pelo CFO estão a contrapartida municipal no financiamento em saúde; a constituição legal de Conselho Municipal de Saúde com representante da saúde bucal; a proporção de cobertura de equipes de saúde bucal na atenção básica; e o desenvolvimento de ações de promoção e vigilância em saúde bucal.

A escolha é feita pela avaliação de pontos importantes que envolvem várias questões da saúde como financiamento; organização da saúde no município; ações relativas à saúde bucal na estratégia de Equipe de Saúde da Família; realização de campanhas como, por exemplo, a de câncer bucal; salários dos profissionais; se a prefeitura tem um projeto de ação de educação permanente; a questão da desprecarização das relações de trabalho – se o município tem um corpo de profissionais concursados, dentre outros questionamentos. Essa soma é que vai selecionar o vencedor.

ATENÇÃO
As inscrições foram prorrogadas para que as prefeituras tenham mais tempo para formalizar a documentação. Mesmo os municípios que já estão inscritos e que já entregaram a mesma, ainda podem complementar suas informações. É importante destacar que todos os municípios podem participar – mesmo aqueles que cumpram os critérios parcialmente (ainda que falte um critério de acordo com a necessidade de cada cidade) podem concorrer. Outra informação importante é que os municípios que ainda não finalizaram os dados de 2014 até a data final da inscrição podem concorrer ao prêmio com as informações de 2013, que serão consideradas na hora da avaliação final. As demais datas da agenda do prêmio continuam as mesmas da resolução.

Nos últimos cinco anos, a comissão que avalia os trabalhos vem percebendo que, gradativamente, além de aumentar o número de participantes, aumenta também a qualidade dos trabalhos apresentados. Isso demonstra que os municípios realmente estão se preparando para concorrer ao prêmio. “O prêmio, por ser anual, atribuiu credibilidade à participação dos municípios que já se planejam durante o ano”, conclui Manfredini.

Acesse e confira, na resolução que regulamenta o Prêmio, quais critérios para a sua concessão e os documentos que devem ser enviados para que o município possa concorrer.

Fonte: CFO