CRO-SE e TJ/SE alinham parceria para desenvolvimento da Campanha "Toda Mulher Merece Sorrir"

18/03/2022

A presidente do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe, Anna Tereza Lima, e a juíza coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe, Rosa Geane Nascimento, se reuniram no dia 09 de março, para as tratativas iniciais de um convênio a ser estabelecido entre as instituições, visando à articulação necessária à execução da Campanha “Toda Mulher Merece Sorrir”, de apoio odontológico a mulheres vítimas de violência – uma proposta da Comissão CRO Mulher.

A Juíza sugeriu a formalização de convênio, através do qual a Coordenadoria da Mulher do TJ/SE auxiliaria na articulação institucional para execução do projeto. “O que queremos é nos colocar à disposição para o que for necessário, parceirizar com vocês e expandir para o interior do estado. Nosso objetivo é realmente mostrar todas as formas de acolher essa mulher com amor. O quanto antes nós, mulheres, que estamos trabalhando com isso colocarmos isso na agenda, na pauta, tanto antes abreviaremos essa mudança de mentalidade”, disse a Dra. Rosa Geane.

Para a assistente social da Coordenadoria da Mulher do TJ/SE, Shirley Amanda Leite, a realização da campanha é de fundamental importância. “Desfigurar o rosto da mulher é uma estratégia do agressor para atacar sua autoestima. Há uma simbologia por trás desse ato, e o atendimento odontológico é essencial para devolver essa autoestima, para que ela essa consiga sair dessa relação mais empoderada. Fico feliz que vocês tenham tido essa iniciativa. É um trabalho belíssimo. Se nós, mulheres que não sofremos violência doméstica, queremos um tratamento odontológico para restabelecer o sorriso, imagine essas mulheres, que estão fragilizadas, machucadas”, pontuou.

A Dra. Anna Tereza destacou que a Odontologia tem muito a contribuir no atendimento a essas mulheres, sobretudo naquelas cuja violência sofrida causaram sequelas no rosto. “Temos a cirurgia buco-maxilo-facial para os traumas de face, a harmonização orofacial, que hoje é uma realidade na Odontologia, além de todas as demais áreas que tratam do sorriso em si. Nosso maior desafio e conquistar parceiros para esta campanha, e acredito que o projeto Dentistas do Bem poderá ser um dos principais. Já conversamos com o Dr. Martin Mansila, que coordena em Sergipe, e ele mencionou o Apolônias do Bem, projeto já desenvolvido pelo mesmo grupo com foco no atendimento a mulheres vítimas de violência. Teremos nova reunião com ele em 04 de abril, juntamente com a Comissão CRO Mulher”, disse.

Projeto de Lei
Outra pauta debatida foi a elaboração de projetos de lei de interesse da Odontologia, e que possibilitem ganhos à Saúde Bucal da população no SUS, inclusive das mulheres vítimas de violência. O CRO já iniciou o diálogo com a deputada Goretti Reis, procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe, para sugerir a proposição de um PL nesse sentido. A Juíza Rosa Geane convidou, então, o CRO para participar de uma reunião entre os três poderes, que irá tratar sobre o andamento de projetos de Lei relacionados às políticas públicas para as mulheres em Sergipe.

“Este é um assunto que muito me interessa, porque teremos uma reunião com o judiciário, o legislativo e o executivo. A intenção é passar em revista todos os projetos que estão trabalhando a questão da violência contra a mulher na Alese e na Câmara Municipal de Aracaju, e também os que foram aprovados, para colocar em prática. Como o CRO tem esse projeto e o interesse de tratar sobre ele, esse é o momento. Podemos promover sessões de sensibilização nas duas casas”, disse a Dra. Rosa Geane.

Casa da Mulher Brasileira
Durante o encontro virtual também foi sugerida, pelo CRO-SE, a inserção de gabinete odontológico na estrutura da Casa da Mulher Brasileira, que está sendo edificada pelo Executivo Estadual em parceria com o Legislativo e o Judiciário – pauta que a Dra. Rosa se comprometeu a defender em Brasília, junto às instâncias competentes do Ministério da Cidadania, considerando se tratar de um projeto federal, com especificações padronizadas para todos os Estados.

A reunião também contou com a participação da conselheira Ana Márcia Oliveira, membro da Comissão CRO Mulher; e da equipe técnica da Coordenadoria da Mulher do TJ/SE, nas pessoas da psicóloga Sabrina Duarte Cardoso, da assistente social Shirley Amanda Leite, e da assessora Mariza Laís Silva; além das equipes de Comunicação dos dois órgãos.