Acessibilidade
Acessibilidade
A+
A-
CRO Mulher, TJ/SE e N. Sra. do Socorro alinham início dos atendimentos a mulheres vítimas de violência no município

CRO Mulher, TJ/SE e N. Sra. do Socorro alinham início dos atendimentos a mulheres vítimas de violência no município

27/05/2022

Na última quinta-feira (26 de maio), o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) promoveu reunião virtual entre a Comissão CRO Mulher, a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe e a secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, para dar encaminhamento às ações da Campanha "Toda Mulher Merece Sorrir", de apoio odontológico a mulheres vítimas de violência.

Na reunião, a presidente do CRO-SE, Anna Tereza Lima, a juíza Rosa Geane e o secretário municipal de Saúde de Socorro, Enock Ribeiro, reafirmaram o compromisso com as ações conjuntas e definiram os próximos passos para o início do atendimento no município, onde a UBS José de Carvalho Peixoto já está preparada para receber os encaminhamentos de forma exclusiva, sempre às sextas-feiras. Segundo o secretário, além do atendimento odontológico, a Prefeitura também está disponibilizando atendimento psicológico e médico para essas mulheres, na unidade.  "Estamos à disposição para esse movimento da Campanha, e podemos, ao longo do tempo, incrementar esse atendimento nessa importante pareceria", afirmou o secretário Enock.

Solicitando a orientação do Tribunal sobre o fluxo de atendimento no município, a coordenadora de Saúde Bucal de Socorro e conselheira do CRO-SE, Heloisa Nunes, destacou que já está sendo feito um alinhamento com os profissionais que atenderão na unidade, para a promoção de um acolhimento humanizado, priorizando as mulheres que sofrem violência doméstica, para a restauração da sua saúde bucal, física e emocional. De acordo com ela, um levantamento realizado junto à Vigilância Epidemiológica do município, no primeiro trimestre, indicou a notificação de 45 casos - número ainda aquém da realidade, em razão da subnotificação. "Diante dessa demanda reprimida, queremos fazer um trabalho que seja visibilizado, para que as demais mulheres que não estão procurando ajuda, possam se encorajar", afirmou.

A Dra. Rosa Geane orientou o município e o CRO-SE para que informem oficialmente o Juízo de Nossa Senhora do Socorro sobre a disponibilidade dos locais onde esse atendimento será realizado, para que o próprio juizado de violência doméstica realize o encaminhamento dessas mulheres para a localidade. "Um prazer enorme estar com o secretário e saber que ele tem um papel fundamental, inclusive com os secretários de Saúde dos demais municípios. A gente entende que socorro tem muito a contribuir, diante da sua sensibilidade, e também o CRO", disse. A equipe da coordenadoria da Mulher do TJ também destacou a importância do envolvimento dos equipamentos socioassistenciais que atendem a população em situação de violação de direitos, notadamente dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), para que seja possível alinhar os encaminhamentos.

Durante a reunião, também foi pautada a formalização da solicitação do CRO para a inserção de gabinete odontológico no equipamento da Casa da Mulher Brasileira, ao Tribunal de Justiça de Sergipe, para que seja encaminhado ao Governo do Estado e ao Ministério. Na última semana, a presidente Anna Tereza Lima esteve reunida com a senadora Maria do Carmo, responsável pela destinação da maior emenda parlamentar para a edificação do equipamento, defendendo a necessidade da promoção do atendimento odontológico também no espaço da Casa, e obtendo o apoio da parlamentar. "Não tem como reintegrar a saúde emocional, psicológica e geral dessa mulher sem ter a saúde bucal restabelecida. Até porque a gente sabe que a maior parte das agressões acontece na face, atingindo diretamente a boca, e a autoestima dessas mulheres", concluiu.