Acessibilidade
Acessibilidade
A+
A-
CRO Mulher participa de Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher de Nossa Senhora do Socorro

CRO Mulher participa de Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher de Nossa Senhora do Socorro

25/08/2022

Conselheiras integrantes da Comissão CRO Mulher participaram, na quarta-feira (24), do III Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher de Nossa Senhora do Socorro, que reuniu mais de 200 profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social em torno de uma abordagem transversal e intersetorial da importunação sexual, revitimização e impactos dessas violações na saúde da mulher. Na ocasião, as conselheiras apresentaram as campanhas “Meu Sorriso Ninguém Tira”, contra o assédio e a importunação sexual nos consultórios; e “Toda Mulher Merece Sorrir”, de apoio odontológico a mulheres vítimas de violência; lançadas pelo Conselho Regional de Odontologia de Sergipe em março. Como desdobramento da participação, o CRO recebeu o apoio da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres do município para o alinhamento do fluxo de encaminhamentos de mulheres vítimas para atendimento.

Propondo chamar a atenção da classe para a violação dos direitos da mulher dentro dos consultórios odontológicos, a campanha “Meu Sorriso Ninguém Tira” realiza um enfrentamento baseado em suporte Informativo e de Acolhimento, com ações itinerantes, através das quais integrantes da Comissão CRO Mulher informam e dialogam com profissionais da Odontologia nos municípios; e a disponibilização de um canal de diálogo permanente, para que profissionais possam acessar a Comissão, tendo assegurado o seu anonimato, nos casos em que isso for pretendido. “Através do e-mail cromulher.crose@gmail.com é possível comunicar ao CRO casos de violências sofridas nos consultórios, que serão analisados e devidamente submetidos à Comissão de Ética ou encaminhados aos órgãos competentes da Rede de Proteção à Mulher em Sergipe”, explicou a conselheira Juliana Lopes, presidente da Comissão de Ética do CRO.

Em paralelo, a campanha Toda Mulher Merece Sorrir em por objetivo prestar apoio odontológico a mulheres vítimas de violência com a maior celeridade possível. “Em muitos casos, essa mulher sofre traumas na face, afetando não só a sua saúde física bucal, mas também sua saúde emocional, impactando diretamente na autoestima dessa mulher, que já se encontra tão vulnerabilizada”, pontua a conselheira Heloísa Nunes, membro da Comissão CRO Mulher e coordenadora de Saúde Bucal de Nossa Senhora do Socorro.

De acordo com ela, a campanha já conta com a importante parceria da Coordenadoria da Mulher Tribunal de Sergipe para a articulação junto à rede de proteção. E na execução direta, com a parceria da Turma do Bem, que com a participação voluntária de profissionais da rede privada, realiza projetos como o Dentistas do Bem e Apolônias do Bem; e do município de Nossa Senhora do Socorro, na rede pública. “Aqui, o município já definiu uma unidade de referência para este atendimento, que é a UBS José de Carvalho Peixoto, preparada para receber os encaminhamentos, às sextas-feiras. E além do atendimento odontológico, a Prefeitura também está disponibilizando atendimento psicológico e médico para essas mulheres, no local”, afirmou a Dra. Heloisa.

Coordenadora de Políticas para as Mulheres de Nossa Senhora de Socorro, a assistente social Lorenna Bastos, considerou como essencial a participação do CRO no evento. “Principalmente com a apresentação dessas duas campanhas maravilhosas destinadas a mulheres em situação de violência, que são de suma importância. É necessário que e a gente firme parcerias com órgãos como o CRO, que tem sua trajetória reconhecida por uma atuação de respeito. Aqui em Socorro iremos, juntamente com a coordenadora de Saúde Bucal, Heloisa Nunes, dialogar com os coordenadores das unidades que atendem as mulheres vítimas de violência para fazer os encaminhamentos devidos para a UBS que ficou como referência. Então a gente só agradece essa parceria e se coloca à disposição. Precisamos andar de mãos dadas para combater essa outra pandemia, que é a violência doméstica e familiar”, concluiu Lorenna.