8M: Mulheres são mais de 70% da Odontologia brasileira

08/03/2023

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o Sistema Conselhos destaca a importância das mulheres para a Odontologia. A ascensão da mulher na sociedade, em permanente evolução, já é um fenómeno irreversível. A força feminina conquistou um espaço que anteriormente era negado às mulheres, contribuindo para grandes avanços, mas ainda há muito por conquistar. Hoje as mulheres, que representam mais de 51,1% da população brasileira, são mais de 72% da Odontologia, incluindo cirurgiãs-dentistas e profissionais técnicas e auxiliares com inscrição ativa no Brasil.

O avanço da representatividade feminina pode ser notado no crescimento em cargos de liderança. De acordo com uma pesquisa realizada pela Grant Thornton, ocupando 38% dos cargos de liderança no Brasil, as mulheres contribuem para a construção de um ambiente profissional mais igualitário, diverso e inclusivo. Em Sergipe, temos a primeira gestão liderada por uma mulher no Conselho Regional de Odontologia, além de um plenário 70% composto por mulheres - uma reparação histórica, após 54 anos de sucessivas gestões masculinas à frente da autarquia.

Não à toa, buscou-se, logo de início, a criação da Comissão CRO Mulher para elaboração de projetos e ações de fortalecimento, apoio e visibilização feminina. Ainda em 2022, duas campanhas foram lançadas com o objetivo também de combater a violência de gênero: “Meu sorriso Ninguém Tira”, de combate ao assédio e à importunação sexual nos consultórios; e “Toda Mulher merece Sorrir”, de apoio odontológico a mulheres vítimas de violência. Ambas estão em curso, contando com importantes parcerias, como o Tribunal de Justiça de Sergipe, a prefeitura municipal de Nossa Senhora do Socorro, e a organização Dentistas do Bem.

Na Odontologia, a representatividade feminina também se estende a grupos de estudos e pesquisas, nas lideranças políticas e sindicais, nas coordenações municipais e estaduais de saúde e na atual Coordenação-Geral de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde. Portanto, na passagem de mais este 8M, o Sistema Conselhos de Odontologia reforça a necessidade de se valorizar a força e a competência que acompanham o aumento da participação feminina na Odontologia com compromisso e excelência na atuação profissional.

*Com informações de CFO.