Odontólogos são capacitados sobre reestruturação do Sistema de Informação da Atenção Básica
11/12/2015
Na tarde desta quarta-feira, 15, a Coordenação de Saúde Bucal realizou uma capacitação para os odontólogos de Aracaju. O evento aconteceu no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO) e serviu para orientar os dentistas sobre a reestruturação do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), que realiza o acompanhamento das ações e dos resultados das atividades realizadas pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF). As mudanças referentes ao SIAB é uma determinação do Ministério da Saúde, que implantará o e-SUS como novo sistema de informação a partir de junho deste ano.
Para a apoiadora técnica da Coordenação de Saúde Bucal, Karla Celestino, o e-SUS é um sistema que será implantado em cada Unidade de Saúde da Família (USF), onde todos os profissionais que compõem a Atenção Básica vão informar sua produção enviando diretamente os dados para o Ministério da Saúde.
“A implantação desse novo sistema será efetiva a partir do dia 1º de junho e já estamos capacitando os profissionais para alertar quais serão as mudanças. Antes, os dados eram enviados para as coordenações, depois para a Rede de Atenção Primária (Reap), que passava para o Estado e posteriormente eram enviados ao Ministério. Com o e-SUS, o caminho vai encurtar e as produções de cada USF serão informadas diariamente ao Ministério”, explicou.
Karla ainda destacou que outra vantagem do novo sistema será o maior controle das atividades de cada Unidade. “Teremos acesso aos relatórios, pois rapidamente podemos avaliar a produção de cada USF e verificar se tem algo que está deixando de registrar. A ficha de preenchimento dos dados não mudou, ela só será aperfeiçoada. O e-SUS vai registrar todos os procedimentos com os pacientes da cada unidade, através do número do cartão do SUS”, disse.
Para o odontólogo da USF Eunice Barbosa, Endenson Brito, a mudança vai facilitar o preenchimento das fichas. “O e-SUS vai melhorar muito na questão dos atendimentos porque teremos um controle maior com os pacientes da Unidade e poderemos registrar isso no sistema para que o Ministério esteja sabendo das nossas ações. Também podemos encaminhar o paciente rapidamente para outros serviços e profissionais. Ainda realizamos palestras nas Unidades e atividades educativas em escolas e creches e tudo poderá ser registrado imediatamente”, pontuou o dentista.
A capacitação para explicar o novo sistema também será realizada futuramente para os médicos, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais, psicólogos, agentes comunitários de saúde e gerentes de todas as Unidades de Saúde da Família de Aracaju. O objetivo é que todos realizem o novo procedimento para qualificar a gestão da informação e ampliar a qualidade do atendimento à população.
Fonte: www.aracaju.se.gov.br