CRO-SE fiscaliza 100% do serviço público de atendimento odontológico em 2023

09/01/2024

O Conselho Regional de Odontologia de Sergipe divulga o balanço das fiscalizações realizadas no ano de 2023. Ao longo do ano, a entidade fiscalizou 100% dos estabelecimentos públicos odontológicos, que atendem a população pelo Serviço Único de Saúde (SUS). Todos os municípios receberam diligências das equipes do Conselho.

De acordo com a presidente Anna Tereza Lima, a atividade fiscalizatória constitui uma das principais funções do Conselho e busca assegurar a qualidade do serviço odontológico prestado à população. "Os fiscais e conselheiros orientam gestores e profissionais a promover adequações nos consultórios e clínicas quando são encontradas irregularidades, e promovem interdições éticas quando os locais não oferecem condições seguras de atendimento para pacientes e profissionais", explica.

Segundo ela, para fortalecer a atividade, diante da sua importância para a sociedade, foram triplicados o número de fiscais. "Assim conseguimos ampliar a realização de diligências e, consequentemente, os investimentos na fiscalização. Modernizamos o serviço com a aquisição de novo veículo e tablets, a partir de convênios de aprimoramento celebrados junto ao Conselho Federal de Odontologia, a partir de uma avaliação positiva da gestão", destacou Anna Tereza.

Conforme os dados divulgados pela autarquia, em 2023 foram realizadas 343 fiscalizações em estabelecimentos públicos nos 75 municípios sergipanos; 258 clínicas e consultórios privados e 04 laboratórios. Também foi fiscalizada a atuação de 1.492 profissionais da Odontologia, entre Cirurgiões-Dentistas (932), auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal (544), auxiliares e técnicos de Prótese Dentária (12).

"Foram, ainda, promovidas 52 fiscalizações on-line, que servem para averiguar o cumprimento do Código de Ética Odontológica, coibindo a propaganda irregular, o aviltamento da profissão e a concorrência desleal nas redes sociais", concluiu a presidente do CRO-SE.