Acessibilidade
Acessibilidade
A+
A-
Anna Tereza Lima e Plenário de Conselheiros tomam posse nesta sexta-feira para 2º mandato à frente do CRO-SE

Anna Tereza Lima e Plenário de Conselheiros tomam posse nesta sexta-feira para 2º mandato à frente do CRO-SE

11/01/2024

Nesta sexta-feira, 12 de janeiro, toma posse a gestão que irá conduzir o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) no biênio 2024-2025. A solenidade acontecerá a partir das 19h, no auditório do Conselho, localizado na Rua Vila Cristina, 589, São José. Além da presidente Anna Tereza Lima, reeleita pela classe em eleição realizada em outubro passado, toma posse o Plenário com nove conselheiros.

Nele continuam os cirurgiões-dentistas Valéria Mota Quintela, Erickson Palma Silva, Ana Márcia Oliveira, Heloísa Nunes Gois, Tito Marcel, Vanessa Hortência, que integraram o mandato anterior; e passam a fazer parte três novos conselheiros: Marlos Cabral, Hélio Igor Albuquerque e Alisson Almeida. A cerimônia é aberta ao público.

De acordo com a presidente Anna Tereza Lima, é positivo o saldo dos dois anos iniciais da primeira gestão feminina à frente do CRO-SE. “Investimos em modernização da gestão e ampliamos nossas ações, interiorizando o atendimento e democratizando a participatividade da classe. Ao todo, 120 pessoas colocaram seu tempo e sua expertise a serviço do CRO-SE, através de 23 Comissões e 15 Câmaras Técnicas, contendo representações de todas as áreas da Odontologia”, conta a cirurgiã-dentista.

O último biênio também foi marcado por diversas vitórias judiciais em prol da valorização profissional da categoria e pela luta pelo cumprimento da Lei do Piso, travada pelo CRO-SE em parceria com o Sinodonto. No período, cerca de 2 mil profissionais foram capacitados pelo CRO-SE através de 14 eventos setoriais, nove edições do “CRO Itinerante”, capacitação regionalizada para as equipes de Saúde Bucal dos municípios; oito edições do “Café com Ciência”; quatro encontros de Capacitação para Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal; além de aulas online e lives com especialistas.

O balanço aponta, ainda, para a fiscalização de 100% dos estabelecimentos públicos odontológicos que atendem a população pelo Serviço Único de Saúde (SUS) em 2023. Significa que todos os municípios foram visitados pelas equipes do Conselho. “Isso foi possível porque triplicamos o número de fiscais, ampliando a realização de diligências e, consequentemente, os investimentos na atividade fiscalizatória, que é uma das principais funções do Conselho, responsável por assegurar a qualidade do serviço odontológico prestado à população”, afirma Anna Tereza.

Em 2023 foram realizadas, portanto, 343 fiscalizações em estabelecimentos públicos nos 75 municípios sergipanos; além de 258 clínicas e consultórios privados e 04 laboratórios. Também foi fiscalizada a atuação de 1.492 profissionais da Odontologia e promovidas 52 fiscalizações on-line, que servem para averiguar o cumprimento do Código de Ética Odontológica, coibindo a propaganda irregular, o aviltamento da profissão e a concorrência desleal nas redes sociais.