CFO se posiciona sobre equívocos da Resolução CFM 2373/2023

25/01/2024

Em pronunciamento oficial publicado na última semana, o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, reforçou a competência da atuação do Cirurgião-Dentista e demarcou o posicionamento institucional do Sistema Conselhos frente à Resolução 2373/2023 do Conselho Federal de Medicina, publicada em 15 de janeiro limitando, equivocadamente, a área de atuação do cirurgião-dentista, especialmente das áreas de Traumatologia Bucomaxilofacial, Harmonização Orofacial, Patologia e Radiologia.

Segundo o presidente, o CFO está atento e tomará as medidas necessárias para que os profissionais da Odontologia não tenham prejuízo em suas competências, destacando inclusive a ausência de relatos ou registros de problemas na atuação de cirurgiões-dentistas nessas áreas. “Assim, qualquer nota, manifestação ou campanha estadual tem como objetivo exclusivo a autopromoção, uma vez que cabe ao CFO a defesa da profissão em âmbito nacional, o que sempre é feito com seriedade e estratégia.

O CFO reafirma que continuará lutando contra qualquer tentativa de interferência na profissão, e recomenda que se mantenha o mais alto nível de profissionalismo entre a classe, evitando enfrentamentos pessoais, posicionamentos e publicações desnecessárias, tendo em vista que os cirurgiões-dentistas são reconhecidos por sua competência e pela qualidade dos serviços prestados à população.

“Cabe exclusivamente aos Conselhos Federais de cada profissão a discussão, o debate e até o enfrentamento judicial, se necessário for. A Odontologia é muito maior e melhor do que tudo isso”, conclui o presidente Juliano do Vale.

*Com informações do CFO