
Maio Vermelho: CRO-SE alerta para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca
20/05/2025
Todos os anos, o Maio Vermelho chama atenção para a conscientização da população sobre o câncer de boca, com o objetivo de incentivar a prevenção e ampliar as chances de diagnóstico precoce. O #CROSE contribui com a campanha divulgando informações sobre a doença e seus principais fatores de risco.
O INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima que haverá cerca de 15.100 novos casos de câncer de boca no Brasil em 2025. Este número corresponde a um risco estimado de 6,99 por 100 mil habitantes, com 10.900 casos em homens e 4.200 em mulheres. O câncer de boca, apesar de prevenível, é um dos 10 tipos de câncer mais incidentes no país.
Alguns sintomas que podem chamar sua atenção:
- Feridas que não cicatrizam nos lábios e/ou na boca e que podem apresentar sangramento ou crescimento;
- Nódulos na região do pescoço;
- Sinais esbranquiçados ou avermelhados nas regiões da boca, como gengiva, língua, bochechas e céu da boca;
- Disfonia (rouquidão).
Conheça alguns dos fatores que potencializam o risco de desenvolver a doença:
1. FUMO: usuários de tabaco representam 80% dos casos de câncer de boca e o risco é proporcional à quantidade de fumo consumida. A chance de essas pessoas desenvolverem câncer de boca é de seis a 16 vezes maior que entre as não fumantes.
2. ÁLCOOL: o consumo de bebidas alcoólicas é um fator de risco importante, principalmente, entre os chamados bebedores pesados, que bebem mais de 21 doses de álcool por semana. O risco é seis vezes maior para quem consome bebida alcoólica. Além disso, o álcool potencializa a ação do tabaco.
3. IDADE: o risco de câncer bucal aumenta com a idade.
4. SEXO: dois terços dos pacientes são homens.
5. SEXO ORAL E HPV: a infecção pelo papilomavírus humano (HPV) pode causar câncer de boca. Por isso, é importante usar preservativo durante a prática.
6. IRRITAÇÕES NA MUCOSA BUCAL: dentaduras, pontes e coroas precisam ser avaliadas periodicamente pelo dentista; as dentaduras devem ser removidas e limpas todas as noites.
7. IMUNOSSUPRESSÃO: pessoas que tomam drogas imunossupressoras, para evitar a rejeição de um transplante, por exemplo, também podem ter risco aumentado para câncer de boca.
8. EXPOSIÇÃO AO SOL: grande parte dos pacientes com câncer de lábio são profissionais que trabalham ao ar livre, expostos à radiação ultravioleta do sol. Protetor labial com filtro solar ajuda na prevenção.
9. ALIMENTAÇÃO: dietas pobres em frutas, legumes e verduras também estão associadas a maior risco de câncer de boca.
Por isso, previna-se! E visite o seu cirurgião-dentista periodicamente!