Acessibilidade
Acessibilidade
A+
A-
CFO Esclarece: O inverno pode impactar sua saúde bucal?

CFO Esclarece: O inverno pode impactar sua saúde bucal?

03/07/2025

O inverno chegou trazendo baixas temperaturas e incentivando novos hábitos, costumes e comportamentos que podem influenciar na saúde bucal da população. Por este motivo, o Sistema Conselhos de Odontologia, composto pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os 27 Conselhos Regionais de todo país, indica os cuidados a serem tomados para uma boca saudável durante a época mais fria do ano.

A princípio, faz-se necessário esclarecer que todo e qualquer risco associando o inverno à saúde deve ser avaliado individualmente, de pessoa a pessoa, de acordo com as características biológicas, sociais, econômicas e até culturais das localidades onde os paciente vivem; assim como seus hábitos pessoais de higiene bucal.

A cirurgiã-dentista e doutora em Odontologia Integrada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ana Carolina de Souza Leitão, explica que os impactos do inverno na saúde bucal podem incluir desde o risco de ressecamento labial, com a exposição da boca a quedas bruscas de temperatura e climas secos, até as sensibilidades dentárias, em razão da exposição dos dentes a alimentos e bebidas consumidos em temperaturas mais elevadas, em contraste com a baixa temperatura do ambiente.

Também há possibilidade de queimaduras nas mucosas, diante dos extremos térmicos a que podem ser submetidas. “O frio também pode provocar contrações musculares na face, o que levaria a efeitos deletérios sobre as arcadas, com possíveis atritos dentais involuntários; além de outros achados, citados na literatura”, pontua a Dra. Ana Carolina Leitão, que também é membro da Câmara Técnica de Odontopediatria do Conselho Regional de Odontologia do Pernambuco.

Hábitos alimentares
Durante o inverno, a depender das tradições culturais de cada localidade, podem acontecer mudanças nos hábitos alimentares, que são capazes de aumentar o risco da doença cárie e da doença periodontal.

“Podemos citar que o Brasil é um país riquíssimo em tradições e os festejos que acontecem em períodos com temperaturas mais amenas, como as festas juninas, que também são comemoradas com maior oferta de alimentos calóricos, ricos em açúcar, produtos mais quentes e gordurosos; além do aumento do consumo de bebidas alcoólicas. Essa mudança de hábitos pode repercutir sobre a saúde geral das pessoas, assim como bucal, se não houver o equilíbrio do consumo e a adequada higiene bucal”, aponta a Dra. Ana Carolina.

Boa rotina de saúde bucal
Como medida preventiva, nessa época do ano, adultos e crianças devem evitar o consumo de alimentos e bebidas excessivamente quentes, manter uma dieta equilibrada, evitando-se excessos de alimentos açucarados, e ainda realizar a hidratação labial.

Manter uma boa rotina de cuidados com a higiene bucal e as visitas frequentes ao cirurgião-dentista também são importantes recomendações, que devem ser mantidas em todas as demais estações do ano.

“Percebe-se que as visitas regulares aos dentistas, com ações de educação em saúde e ações preventivas; com bom senso e sem excessos, certamente poderão minimizar riscos e permitir um período tranquilo e com muitos sorrisos”, conclui a Dra. Ana Carolina Leitão.

|Fonte: CFO