Município de Canindé do São Francisco vence Prêmio Brasil Sorridente 2014

11/12/2015

Na noite desta quinta-feira, 07 de agosto, o município sergipano de Canindé do São Francisco foi sagrado campeão do Prêmio Brasil Sorridente, na categoria de município até 50 mil habitantes. Concedido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em parceria com o Ministério da Saúde e patrocínio da empresa de equipamentos odontológicos Dabi Atlante, o Prêmio Brasil Sorridente está na sua 9ª edição, e é destinado às cidades que realizam gestões responsáveis em prol da população na área da saúde bucal.

Todas as cidades brasileiras podem concorrer ao prêmio, cuja entrega está prevista para o mês de outubro próximo. As inscrições se encerraram no final do mês de maio e, para participar, os municípios sergipanos de Estância, Canindé, Carmópolis e Pedrinhas oficiaram o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE), que efetuou as respectivas inscrições até o dia 31 de julho.

Para o presidente do CRO-SE, Anderson Lessa Siqueira, o prêmio é a colheita frutífera de boas sementes plantadas no município. “Esse é o resultado do trabalho de uma uma gestão realmente comprometida com o atendimento à população, com a valorização da Odontologia e dos profissionais da área. O CRO-SE parabeniza a todos os envolvidos nessa conquista, em nome da Secretaria de Saúde e da coordenação de saúde bucal do município. Esperamos que essa vitória seja um exemplo para os demais municípios sergipanos”, considerou o presidente.

Critérios
Para aferir pontuação aos concorrentes ao Prêmio Brasil Sorridente, a comissão julgadora avalia alguns critérios estabelecidos no regulamento constante na Resolução CFO-124/2013. Dentro do critério “financiamento em saúde”, por exemplo, o município é pontuado tomando por base o percentual de contrapartida municipal no financiamento em saúde para o primeiro semestre do ano. Na área de “controle social”, são avaliadas a legislação de criação do Conselho Municipal de Saúde, bem como a sua composição paritária e atividade.

A coordenação municipal de saúde bucal, por sua vez, deve ser exercida por cirurgião-dentista. E a assistência odontológica básica é pontuada com base nos números de equipes da estratégia de saúde da família (ESF) e de equipes de saúde bucal (ESB). O prêmio avalia, ainda, se o município possui uma rede de assistência odontológica especializada, seja própria do município ou de rede regional. Também é melhor pontuado o município que possui atividade comprovada na promoção de saúde bucal, tomando por base, por exemplo, o número total de procedimentos realizados de escovação dental supervisionada [dividido pela população do município, segundo dados do último censo do IBGE].

Outros aspectos considerados pela comissão julgadora são a realização de ações voltadas para a prevenção e detecção do câncer de boca, bem como a existência de sistema regional ou municipal de vigilância sanitária da fluoretação das águas de abastecimento público (hetero-controle). A desprecarização do atendimento e a remuneração dos profissionais também são alvo de análise, e pontuadas considerando-se a comprovação do meio de acesso ao cargo de CD de cada profissional contratado, além do salário-base e dos vencimentos totais de um CD ingressante na atenção básica do município. O prêmio leva em conta, ainda, se o município possui uma política pública de formação permanente ou continuada da equipe de saúde bucal.

Foto: Marcíllio Gomes