Regionais do Nordeste avaliam positivamente a plenária com o CFO

11/12/2015

Na avaliação dos presidentes dos conselhos regionais presentes na Plenária realizada entre o CFO e os CROs do Nordeste, a reunião foi extremamente produtiva, o que deixa o Conselho Federal satisfeito com os resultados. “Cada região tem suas peculiaridades no que diz respeito à fiscalização, função principal dos conselhos. Estamos aqui para ouvir, debater e também apresentar posicionamentos que julgamos necessários dentro do Sistema Conselho”, pontuou o presidente do Conselho Federal, Ailton Diogo Morilhas.

“O Conselho Federal nos informou sobre o andamento dos projetos de lei de interesse da Odontologia em tramitação, apresentou propostas do Sistema Conselho e debateu a importância de trabalhar em conjunto para unir e valorizar os profissionais da área”, avalia o presidente do CRO/PB, Abraão Alves de Oliveira.

Para o presidente do CRO/PE, Rogério Zimmermann, é muito importante que esse encontro aconteça em meio à 49ª reunião da ABENO. “Nós fiscalizamos o que seria o resultado final do que é desenvolvido nas universidades e escolas de Odontologia. Hoje se discute muito o exame de proficiência, a exemplo do que é feito em outras áreas e acho importante que se aprofunde essa questão, por conta das dificuldades do ponto de vista técnico, em função das especificidades da Odontologia”, ressaltou.

A atual presidente do CRO/CE, Maria Aragão Sales Cavalcante, que participa da sua primeira plenária à frente do Conselho cearense diz: "Nós consideramos esta reunião com os regionais do Nordeste um momento único e de grande avanço, visto que questões recorrentes especificamente a esta região serão apresentadas, bem como questões que são pertinentes ao contexto nacional da Odontologia”, avaliou a cirurgiã-dentista.

Já o secretário do CRO/BA, Antônio Falcão, representando o Presidente Francisco Simões, destacou a união de esforços nas ações preconizadas pelo Conselho Federal. "A nossa classe tem obtido conquistas e o trabalho desenvolvido pelo CFO, em muitos aspectos, depende dos resultados obtidos pelos regionais neste sistema, que é único”, afirmou Falcão.

Na opinião do presidente do CRO/MA, Dr. José Marcos de Matos Pinheiro, algumas pautas específicas mostram-se de extrema relevância. “Precisamos discutir o novo Código de Ética Odontológico no que se refere à interpretação e também aos serviços de especialidades oferecidos pela rede pública”, afirma o presidente do CRO maranhense.

Também estiveram presentes na plenária a presidente do CRO/PI, Roberta Farias; e os presidentes dos CROs do Rio Grande do Norte, Gláucio de Morais e Silva; e de Alagoas, João Alfredo Guimarães; que confirmaram a importância do encontro para o conhecimento e o compartilhamento de experiências entre os regionais. O tesoureiro do CRO/SE, Harildo Deda Gonçalves, também presente no evento, considerou a reunião bastante esclarecedora e proveitosa, principalmente em relação aos projetos de lei em tramitação.

Com informações de: CRO/PB
Foto: CRO/PB