Mais uma vitória: aprovada Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal

11/12/2015

Já realizada em Aracaju anualmente, no período de 14 a 18 de outubro, em cumprimento à Lei Municipal nº 3.764/10, de autoria do Vereador Dr. Gonzaga, a Semana de Prevenção do Câncer de Boca agora ganha eco em todo o Brasil. Nesta semana, a classe odontológica comemora mais uma vitória junto à Câmara dos Deputados, que aprovou, na terça-feira, 27, o PL nº 3939/12, de autoria do deputado Dr. Grilo (MG), instituindo a primeira semana do mês de novembro de todos os anos como Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal.

O projeto foi aprovado na mesma semana em que se promove o Dia Mundial sem Tabaco (31), que combate um dos maiores fatores de risco para o câncer na boca – o fumo. “Essa vitória é mais uma mostra do trabalho que o CFO vem acompanhando junto ao Congresso em prol do cidadão e dos profissionais da Odontologia. Não podemos mais deixar que essa doença continue matando, em média, 4 mil pessoas por ano. É preciso conscientizar a população de que os efeitos do fumo, da ingestão de bebida alcoólica, da falta de higienização bucal bem feita, dentre outros fatores, causam morte, muitas vezes prematura, em nosso País. Vamos trabalhar pela saúde bucal”, diz o presidente do CFO, Aílton Morilhas.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2012, ocorreram 14.170 casos novos de câncer de boca, sendo 9.990 em homens e em 4.180 mulheres, números considerados crescentes e com alto índice de morte, se comparados aos dados de 2010 [4.891 mortes - 3.882 de homens e 1.009 de mulheres]. A estimativa para o Brasil, no ano de 2014, é que sejam diagnosticados 11.280 novos casos de câncer bucal em homens e 4.010 em mulheres. Tais valores correspondem a um risco estimado de 11,54 casos novos a cada 100 mil homens e 3,92 a cada 100 mil mulheres.

Já aprovado, por unanimidade, pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), o PL 3939/12 agora também teve aprovação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). E o Conselho Federal de Odontologia esteve sempre presente no acompanhamento do projeto junto ao deputado Dr. Grilo.

O objetivo da Semana é estimular ações preventivas e educativas, promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atendimento integral a portadores de câncer bucal, apoiar atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol do controle desse mal que envolve milhares de brasileiros, além de difundir os avanços técnico-científicos relacionados à doença.

Com informações de: www.cfo.org.br