Dia Mundial da Saúde Bucal | CRO-SE alerta para a manutenção de cuidados

20/03/2019

Instituído em 2007 pela Federação Dentária Internacional (FDI), o Dia Mundial da Saúde Bucal é comemorado em 20 de março, visando reforçar, junto à população, que os cuidados com dentes, gengiva e mucosa bucal têm papel fundamental na saúde geral do indivíduo, interferindo diretamente na sua capacidade de realizar atividades diversas.

Segundo dados do FDI, 90% da população terá doença bucal ao longo de sua vida, considerando que apenas 60% da população mundial têm acesso a cuidados bucais. Ainda conforme estatísticas apontadas pela Federação, de 60% a 90% das crianças em idade escolar têm cárie, em todo o mundo, sendo a dor de dente a razão número um para o absentismo (padrão habitual de ausências) nas escolas em muitos países. Por aqui, a cárie dentária continua sendo o principal problema de saúde bucal dos brasileiros.

Na data de hoje, portanto, o CRO-SE ressalta a importância de sensibilizar comunidades e governos quanto à necessidade da adoção de medidas e políticas públicas capazes de reduzir os índices de cáries, a incidência de doenças periodontais, a perda dos dentes e o câncer bucal.
Entre os problemas mais comuns relacionados à Saúde Bucal da população, estão:
Cárie - desintegração do dente provocada pela higiene inadequada, consumo de alimentos com açúcar, como doces, guloseimas, refrigerantes, dentre outros ou, ainda, por complicações de outras doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca. (Ex.: pessoas em tratamento quimioterápico ou radioterápico para o câncer).
Lesões bucais e aftas - inchaços, manchas ou feridas na boca, língua ou lábios; podem ser provocadas por herpes labial, candidíase (sapinho) e próteses (dentaduras) mal ajustadas.
Mau hálito - tem várias causas, dentre elas: higiene bucal inadequada (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental); gengivite; ingestão de certos alimentos como, alho ou cebola; tabaco e produtos alcoólicos; boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono); doenças sistêmicas como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins.
Gengivite - inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana.
Placa dental - é o conjunto de micro-organismos que coloniza a cavidade bucal. A placa dental fixa-se principalmente nas regiões de difícil limpeza, como a região entre a gengiva e os dentes ou a superfície dos dentes de trás, provocando cáries e/ou formação de tártaro.
Tártaro - é o endurecimento da placa dental na superfície dos dentes.
Câncer de boca - crescimento desordenado (maligno) de células que pode ocorrer principalmente em pessoas que fumam, bebem ou que tenham HPV. O principal grupo de risco são as pessoas que fumam e bebem (efeito potencializado).

Muitos desses problemas podem ser tratados ou prevenidos com uma rotina de cuidados bucais diário, tais como:
1. Eliminação da placa dental por meio de escovação adequada de duas a três vezes ao dia;
2. uso do fio dental diariamente;
3. limpeza da língua, utilizando a própria escova ou um raspador para tirar a saburra lingual (placa bacteriana sobre a língua, de aspecto amarelado);
4. consumo moderado de açúcar;
5. utilização de produtos de higiene bucal, inclusive creme dental que contenha flúor;
6. garantir que crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água;
7. evitar o uso de próteses mal ajustadas;
8. evitar consumo de cigarro e bebidas alcoólicas;
9. ir ao dentista regularmente.