CRO-SE busca apoio parlamentar para o PL que obriga a presença de dentistas nas UTIs

20/03/2018

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe, Anderson Lessa Siqueira; e a integrante da comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-SE, Flaviane Alfano; estiveram no gabinete do senador em exercício Elber Batalha [suplente de Antônio Carlos Valadares], para fazer uma exposição de motivos sobre a importância do projeto de lei (PL-34/2013), que obriga a presença de cirurgiões-dentistas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

De acordo com o presidente, a reunião compõe a da série de visitas que o Conselho vem realizando em busca de apoio parlamentar para projetos que beneficiam a Odontologia e, por consequência, fortalecem as políticas públicas de saúde bucal no país. “Os Conselhos Regionais e todo o país estão buscando apoio dos parlamentares nos estados para projetos de lei, a fim de que, quando as discussões acontecerem em Brasília, deputados e senadores estejam cientes do que se trata e possam votar favoravelmente”, pontua.

Flaviane Alfano explica que um conjunto de fatores favoráveis justifica a necessidade da presença desses profissionais nas UTIs. “O atendimento odontológico devidamente habilitado em pacientes graves reduz os riscos de infecções, diminui o tempo de internação, reduz custos operacionais e aumenta a rotatividade dos leitos, além de garantir maior conforto e maior qualidade de vida para esse tipo de paciente. Então só tem a acrescentar para o restabelecimento da sua saúde geral”, detalhou.

No documento entregue, o CRO-SE especifica que o paciente internado em UTI está altamente propenso à aquisição de outras doenças. Estudos mostram o aumento de cinco a dez vezes da possibilidade de contrair infecções; além da associação entre doença periodontal e eventos cardiovasculares, nascimento de bebês prematuros e com baixo peso, dificuldade de controle glicêmico do diabético, dentre outros.

O senador Elber Batalha se propôs a incluir a pauta no seu pronunciamento e se comprometeu a repassar a solicitação feita pelo Conselho Regional de Odontologia de Sergipe ao senador Valadares, que retomará as suas funções no Senado nesta quinta-feira, dia 22 de março.