Acessibilidade
Acessibilidade
A+
A-
CRO-SE alerta sobre a importância da prevenção ao câncer de boca

CRO-SE alerta sobre a importância da prevenção ao câncer de boca

19/08/2019

Em abril temos o Mês de conscientização do câncer bucal; em 31 de maio, o Dia de combate ao câncer bucal e o Dia Mundial de combate ao fumo; em outubro, a Semana Municipal de prevenção ao câncer de boca de Aracaju; e em novembro, a Semana Nacional de prevenção. Se ao longo do ano, uma série de datas nos relembra a importância de adotar cuidados preventivos ao câncer bucal, é porque é importante. Mas, ainda assim, não parece suficiente. Então o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) vem reforçar a mensagem.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2018, cerca de 14.700 novos casos de câncer bucal foram diagnosticados no Brasil – 11.200 em homens e 3.500 em mulheres. Esse tipo de neoplasia vitima aproximadamente 5 mil pessoas por ano – aproximadamente, 13 mortes por dia. O Inca aponta que o hábito de fumar é responsável por 80% a 90% das causas de câncer bucal e que, atualmente, cerca de 10% da população brasileira é considerada fumante.

Os dados do INCA revelam, ainda, que as principais vítimas do câncer bucal são homens acima de 40 anos, o que representa a 5ª maior incidência dessa doença entre homens no Brasil. Felizmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025 e a prevenção é mais simples do que se imagina. Hábitos como não fumar, evitar consumo de bebidas alcoólicas, ter alimentação rica em frutas verduras e legumes, manter boa higiene bucal e usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral são fundamentais no processo de prevenção.

O câncer bucal é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. Se você observar lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo, procure imediatamente um cirurgião-dentista. Fique atento também a manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas, e a nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente. Se diagnosticados no início e tratados da maneira adequada, a maioria dos casos desse tipo de câncer (80% deles) tem cura. Previna-se. Procure um Cirurgião-Dentista.