DIA MUNDIAL SEM TABACO | Tabagismo pode ser fator de risco e agravar infecções pelo novo coronavírus

31/05/2020

Neste 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) se soma ao Sistema Conselhos contra o tabagismo, que além de ser a maior causa dos casos de câncer de boca diagnosticados por cirurgiões-dentistas, sobretudo quando associado ao álcool, também tem papel de destaque no agravamento da Covid-19.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), fumantes parecem ser mais vulneráveis à infecção pelo novo coronavírus, pois o ato de fumar proporciona constante contato dos dedos (e possivelmente de cigarros contaminados) com os lábios, aumentando a possibilidade da transmissão do vírus para a boca, assim como o uso de produtos que envolvem compartilhamento de bocais e outros dispositivos.

O tabaco também causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Por isso, atribui-se aos fumantes maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. O tabagismo é, portanto, considerado fator de risco para a Covid-19 e um agravante da doença. Devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença.

O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela OMS e adotado desde 1988 pelos seus Estados-Membros para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o INCA é o responsável pelas campanhas. Este ano, diante do tema proposto "Tabagismo e coronavírus (Covid-19)", a pergunta é: Que tal parar agora?

|Com informações de: Instituto Nacional do Câncer - INCA