Acessibilidade
Acessibilidade
A+
A-
CRO-SE alerta para a importância do tratamento odontológico antes de se iniciar procedimentos contra o câncer

CRO-SE alerta para a importância do tratamento odontológico antes de se iniciar procedimentos contra o câncer

14/10/2019

Neste Outubro Rosa, o Conselho Regional de Odontologia de Sergipe faz o alerta não só para a prevenção do câncer de mama, mas também para a importância de se consultar um dentista antes de iniciar o tratamento oncológico, em caso de diagnóstico positivo. A recomendação de fazer uma avaliação odontológica serve para todo paciente oncológico - não somente aqueles com tumores de cabeça e pescoço - e o acompanhamento deve ser feito em todas as fases do tratamento contra o câncer: da fase inicial (diagnóstico), passando pela fase da radioterapia ou quimioterapia; até a fase final.

O objetivo é fazer com que focos de infecção em potencial sejam sanados antes do início do tratamento, a exemplo de doenças periodontais, cáries muito profundas ou dentes com mobilidades, que devem ser removidos. Isso porque, o paciente oncológico já está naturalmente suscetível a algumas possíveis complicações, advindas do tratamento, como:

1. Mucosite: Lesões semelhantes a aftas que acometem a região de lábio, mucosa e língua fazendo com que o paciente tenha dificuldade de falar, deglutir e se comunicar. No tratamento oncológico, pode gerar enfraquecimento e baixa imunidade, a partir da dificuldade gerada para o ato de se alimentar;
2. Xerostomia: A redução do fluxo salivar que ocasiona malefícios, como a dificuldade de engolir e se comunicar;
3. Cárie de Radiação: Ocasionada principalmente em decorrência da falta de fluxo salivar. O paciente sem saliva perde a capacidade de diluir a placa bacteriana, que adere à superfície dos dentes e provoca a cárie.

Portanto, ANTES de iniciar qualquer tratamento oncológico, consulte um Cirurgião-Dentista!